Especialidades

ESPECIALIDADES

Angiologista

O angiologista é o médico responsável pelas doenças clínicas vasculares que não necessitam de cirurgia. Porém é muito difícil separar uma especialidade de outra. Inicialmente porque o paciente que procura o médico não saberá dizer se a conduta será cirúrgica ou não, isso caberá ao médico decidir. Portanto as duas subespecialidades estão intimamente relacionadas, sendo o cirurgião vascular apto a tratar clínicamente das doenças vasculares não cirúrgicas.

 

ESPECIALIDADES

Cirurgião Vascular

O angiologista é o médico responsável pelas doenças clínicas vasculares que não necessitam de cirurgia. Porém é muito difícil separar uma especialidade de outra. Inicialmente porque o paciente que procura o médico não saberá dizer se a conduta será cirúrgica ou não, isso caberá ao médico decidir. Portanto as duas subespecialidades estão intimamente relacionadas, sendo o cirurgião vascular apto a tratar clínicamente das doenças vasculares não cirúrgicas.

 

ESPECIALIDADES

Cirurgião Endovascular

É uma sub especialidade da cirurgia vascular em que realizamos o tratamento das doenças circulatórias, utilizando cateteres e guias, manipulados à distância e monitorados por telas (monitores).

O ambiente usado para este tratamento tanto pode ser a sala de hemodinâmica como o centro cirúrgico. O procedimento é feito mais comumente pelo cateterismo (punção) dos vasos ou ainda pequenas incisões cirúrgicas, preferencialmente na virilha (acesso femoral) ou no membro superior, sob anestesia local (as outras anestesias são usadas conforme necessidade) sempre com o acompanhamento do anestesiologista. Através destas técnicas é possível o tratamento de doenças arteriais e venosas.

 

Os sintomas arteriais mais comuns são a claudicação (dor na musculatura das pernas em caminhadas) e as úlceras isquêmicas. As patologias arteriais tratadas são as obstrutivas, conhecidas como obstrução à passagem do sangue, ou as dilatações (aneurismas). Para as obstruções utilizamos o cateter-balão e os “stents” (pequena estrutura metálica usada para manter o vaso no calibre desejado) e para o tratamento dos aneurismas utilizamos as endopróteses, que são tubos de plástico colocados por dentro da artéria.

As doenças venosas, como as flebites, também podem ser tratadas pela técnica em que, através do cateter, injetamos uma substância que atua dissolvendo os trombos formados, possibilitando a recanalização do vaso. Para as varizes, a cirurgia é a técnica de escolha, mas cada vez mais se estudam outras maneiras de se prevenirem as varizes (como a colocação de válvulas venosas para impedir o refluxo) e a cirurgia endovascular pode apresentar uma boa alternativa.

A cirurgia endovascular tem como objetivos principais minimizar a agressividade cirúrgica, evitando-se as grandes incisões e as cicatrizes. Com isto diminui o tempo da intervenção, reduz o tempo de internação, e os custos hospitalares são, em geral, menores.

Para saber mais sobre o assunto converse com o especialista.

Fonte: Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

Exames

DOPPLER COLORIDO VENOSO DOS MEMBROS INFERIORES E SUPERIORES.

DOPPLER COLORIDO DA AORTA E ILÍACAS.

DOPPLER COLORIDO DA AORTA E ARTÉRIAS RENAIS.

DOPPLER COLORIDO DE VEIA CAVA INFERIOR OU SUPERIOR.

DOPPLER COLORIDO ARTERIAL DOS MEMBROS INFERIORES E SUPERIORES.

DOPPLER COLORIDO DOS VASOS CERVICAIS ARTERIAIS (CARÓTIDAS E VERTEBRAIS).

DOPPLER COLORIDO DOS VASOS CERVICAIS VENOSOSO (SUBCLÁVIAS E JUGULARES)

DOPPLER COLORIDO DAS ARTÉRIAS VISCERAIS (TRONCO CELÍACO, MESENTÉRICAS SUPERIOR E INFERIOR).

Nossos Tratamentos

Aplicação Para Varizes

Também chamada de escleroterapia, essa técnica serve tanto para o tratamento de varizes e microvarizes como para vasinhos com aparência de teias de aranha, considerados mais superficiais.

O procedimento deve ser realizado por um profissional especializado que irá injetar  substâncias esclerosantes diretamente na veia doente. Assim é possível controlar os sintomas das varizes e reestabelecer o direcionamento correto do fluxo sanguíneo.

Escleroterapia com espuma

A escleroterapia com espuma é um procedimento não cirúrgico de tratamento de varizes e microvarizes. Nesta técnica vasos anormalmente dilatados são tratados de maneira a provocar seu fechamento definitivo.

Como resultado, logo após o tratamento você deve sentir um alívio dos sintomas. Isso também inclui a redução da sensação de peso nas pernas, assim como coceira e ardor. Posteriormente as veias recém tratadas serão gradualmente reabsorvidas pelo seu corpo, desaparecendo por completo.

Tratamento de Safena com endolaser

O tratamento de safena com laser é indicado para pacientes que sofrem de varizes ou outras doenças venosas que afetam a safena.

A cirurgia de varizes com endolaser substitui a tradicional cirurgia de retirada das safenas doentes (ou insuficientes), que é mais desconfortável para o paciente por requerer incisões na região da virilha e tornozelos. Dessa forma, o tratamento das veias safenas com endolaser apresenta importantes vantagens ao paciente